PREFEITURA
MUNICIPAL DE COCAL – PI
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED
GRUPO
ESCOLAR JOSÉ RODRIGUES DE ALMEIDA
EDITAL
Nº 001/2019
CHAMADA
PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE MEDIADORES DE APRENDIZAGEM E FACILITADORES PARA ATUAÇÃO
VOLUNTÁRIA NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR JOSÉ RODRIGUES DE ALMEIDA
NA LOCALIDADE BOÍBA DO MUNICÍPIO DE COCAL – PI.
A
COORDENAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR JOSÉ RODRIGUES DE ALMEIDA NA LOCALIDADE BOÍBA DO
MUNICÍPIO DE COCAL – PI torna público aos interessados que estarão abertas as
inscrições para a seleção de Mediadores de Aprendizagem e Facilitadores para
atuação voluntária junto ao Programa Novo Mais Educação para o período letivo
de 2019, regendo-se pelas disposições legais aplicáveis e pelas instruções
deste Edital.
1
– DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO
O
Programa Novo Mais Educação, instituído pela Portaria do Ministério da Educação
nº 1.144, de 10 de outubro de 2016, observa as determinações da Lei de Diretrizes
e Bases (LDB) – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – com relação ao
desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio
da leitura, da escrita e do cálculo.
O
programa terá suas atividades executadas por intermédio de Mediadores de
Aprendizagem e Facilitadores, as quais serão consideradas de natureza
voluntária, na forma definida na Lei nº
9.608, de 18 de fevereiro de 1998.
1.3. Os Mediadores de Aprendizagem serão
responsáveis pela realização das atividades de acompanhamento pedagógico, devendo
trabalhar de forma articulada com os professores da escola para promover a
aprendizagem dos alunos nos componentes de Matemática e Língua Portuguesa,
utilizando, preferencialmente, tecnologias e metodologias complementares as já́
empregadas pelos professores em suas turmas.
1.4.
Os Facilitadores serão responsáveis pela realização das atividades complementares
nos campos de Artes, Cultura, Esporte e Lazer.
1.5.
O ressarcimento das despesas de transporte e alimentação dos voluntários será
de responsabilidade do conselho escolar da escola e ocorrerá da seguinte
maneira:
1.5.1.
Mediadores de Aprendizagem: R$ 225,00 com duração de 04 horas/semanal por turma;
1.5.2.
Facilitadores: R$ 120,00 com duração de 02 horas e 20 minutos semanal por turma;
1.6.
Cada voluntário poderá ser responsável por, no máximo, 04 turmas.
1.7.
Os horários e locais das atividades serão definidas pela escola.
2.0
– DA INSCRIÇÃO PARA O CREDENCIAMENTO
2.1.
A Inscrição do candidato será efetuada na sede da escola de concorrência, no
período de 20 a 23 de maio de 2019 no horário de 8h às 11h e 14h às 17h.
2.2 Não será cobrada taxa de inscrição.
2.3 No Ato da inscrição o candidato deverá
entregar os seguintes documentos:
-
Ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo iv)
-
Cópia dos seguintes documentos:
I
– RG
II
– CPF
III
– Título de Eleitor
IV
– Comprovante de Residência
V
– Diploma que comprove a formação
VI
– Documento comprobatório de experiência docente
3.0
– DA SELEÇÃO
3.1
– O processo seletivo será conduzido pela coordenação da escola por meio de uma
comissão formada por professores, técnicos e membros dos conselhos escolares
aos quais é expressamente vedada a participação como candidato do processo
seletivo que analisará as inscrições e os Perfis Profissionais dos candidatos.
3.2.
A seleção ocorrerá em 02 (duas) etapas a seguir:
a)
Análise da Ficha de Inscrição do candidato;
b)
Análise do Perfil Profissional:
3.3
Temos como critério de organização para seleção dos Mediadores e Facilitadores:
Nº
|
Cursos
|
Pontuação
|
01
|
Ensino Superior
Completo Pedagogia
|
04 pontos
|
02
|
Ensino Superior
Cursando Pedagogia
|
03 pontos
|
03
|
Ensino Superior
Completo na área da oficina de inscrição
|
05 pontos
|
04
|
Ensino Superior Cursando
na área da oficina de inscrição
|
04 pontos
|
05
|
Ensino Médio na
modalidade Magistério
|
01 ponto
|
06
|
Certificados de
cursos ou oficinas relacionados a práticas pedagógicas com carga horária
mínima de 20h
|
01 ponto para cada
certificado
|
07
|
Experiência como
docente
|
01 ponto por cada
ano de experiência (sem fração de
semestre) ( máximo de quatro pontos).
|
3.4.
A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação das normas e
condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá, em
hipótese alguma, alegar desconhecimento.
3.5.
A falta de algum documento comprobatório exigido para a comprovação do currículo
é de inteira responsabilidade do voluntário.
3.6.
O resultado da chamada pública será divulgado no mural da escola, em ordem
decrescente de pontos.
3.7.
O voluntário poderá apresentar recurso para revisão de sua pontuação, com prazo
de 01 dia útil após a divulgação do resultado parcial.
3.8.
Os prazos, vagas e locais das atividades serão de acordo com os anexos deste
edital.
4
– DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
4.1.
Os voluntários deverão obedecer às determinações da legislação pertinente, em
especial da Portaria do Ministério da Educação nº 1.144, de 10 de outubro de
2016, Resolução nº 5, de 25 de outubro de 2016, Lei de Diretrizes e Bases (LDB)
– Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e Lei nº
9.608, de 18 de fevereiro de 1998.
4.2.
É obrigatória a assinatura do Termo de Adesão e Compromisso do Voluntário.
4.3.
Como se trata de trabalho voluntário, inexiste qualquer vínculo empregatício
entre a escola e o voluntário.
4.4.Os
voluntários devem ter disponibilidades para as Formações Continuadas com a
Equipe de Secretaria Municipal de Educação durante a realização do Programa nas
escolas.
4.5.
Em caso de empate, será selecionado o voluntário que apresentar maior tempo de
experiência profissional.
4.6.
Persistindo o empate será selecionado o
que tiver maior idade.
4.7.
Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação das escolas.
COCAL
– PI, 15 de maio de 2019.
________________________________________________________________
DANIEL
DOS SANTOS RODRIGUES
Supervisor
ANEXO
I
CRONOGRAMA
DE ANÁLISE DE CURRÍCULO
Período
|
Etapa
|
Local
|
16/05/2019
|
Divulgação
do edital
|
Mídia
Local
|
20 a 23/05/2019
|
Inscrições
e entrega da documentação
|
Sede
da escola de concorrência
|
29/05/2019
|
Divulgação
do resultado
|
Sede
da escola
|
30/05/2019
|
Prazo
para recurso
|
Sede
da escola
|
31/05/2019
|
Resultado
final após recurso
|
Sede
da escola
|
ANEXO
II
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES VOLUNTÁRIAS
MEDIADORES
DE APRENDIZAGEM
|
|
Atividades
Específicas
|
Descrição
|
Acompanhamento
da Língua Portuguesa
|
Instrumentalização
metodológica para ampliação das oportunidades de aprendizado dos estudantes,
com foco na aprendizagem do aluno em Língua Portuguesa e Matemática.
As
atividades de acompanhamento pedagógico devem se valer de metodologias
inovadoras e ter como foco a superação dos desafios apontados pela avaliação
diagnóstica de cada aluno.
|
Acompanhamento da Matemática
|
FACILITADORES
|
|
Atividades
Específicas
|
Descrição
|
Cultura
e Artes
|
|
Artesanato
|
O
artesanato enquanto manifestação popular permitirá a criação de objetos
utilitários feitos manualmente. Partindo dos conhecimentos e saberes locais,
a técnica deve ser percebida enquanto elemento cultural vivo nas comunidades,
pois é passada de pai para filho. O artesão expressa em sua arte, uma
espontaneidade ingênua, suas crenças, tradições e saberes, manifestando
experiências e visão de mundo, a partir de suas produções artesanais
concebidas na arte popular regional de determinado território.
|
Iniciação
Musical/Banda/Canto Coral
|
Desenvolver
a auto estima, a integração sociocultural, o trabalho em equipe e o civismo
pela valorização, reconhecimento e recriação das culturas populares.
|
Cine
clube
|
Produção
e realização de sessões cinematográficas, desde a curadoria à divulgação
(conteúdo e forma), técnicas de operação dos equipamentos e implementação de
debate. Noções básicas de distribuição do equipamento no espaço destinado a
ele, de modelos de sustentabilidade para a atividade de exibição não
comercial e de direitos autorais e patrimoniais, além de cultura
cinematográfica – história do cinema, linguagem, cidadania audiovisual.
|
Dança
|
Organização
de danças coletivas (regionais, clássicas, circulares e contemporâneas) que
permitam apropriação de espaços, ritmos e possibilidades de subjetivação de
crianças, adolescentes e jovens. Diferentes estilos de dança e suas raízes
culturais. Promoção da saúde e socialização por meio do movimento do corpo em
dança.
|
Desenho
|
Introdução
ao conhecimento teórico-prático da linguagem visual, do processo criativo e
da criação de imagens. Experimentação do desenho como linguagem, comunicação
e conhecimento. Percepção das formas. Desenho artístico. Composição, desenho
de observação e de memória. Experimentações estéticas a partir do ato de
desenhar. O Grafite, suas origens e estilos. Oferecimento de diferentes
possibilidades de produção artística e/ou técnicas por meio do desenho.
Desenvolvimento intelectual, por meio do ato de criação.
|
Educação
Patrimonial
|
Promover
ações educativas para a identificação de referências culturais e
fortalecimento dos vínculos das comunidades com seu patrimônio cultural e
natural, com a perspectiva de ampliar o entendimento sobre a diversidade
cultural.
|
Escultura/Cerâmica
|
Desenvolvimento
intelectual por meio do ato de criação, emocional, social, perceptivo e
físico e experimentações estéticas a partir de práticas de escultura.
Iniciação aos procedimentos de preparação e execução de uma obra escultórica
como arte e introdução às principais questões da escultura contemporânea.
|
Leitura
|
Organização
de Clubes de Leitura/ Produção Textual - Criação de grupo para prática de
leitura em comum, partilhada, inclusive em voz alta e para várias pessoas ao
mesmo tempo, compartilhando sentimentos, conhecimentos, interpretações e
histórias de leitura. Construção de agenda para criação do grupo, difusão da
ideia, escolha dos livros com atenção para a diversidade das temáticas,
definição do nome do grupo, sessão de debate. Contos. Literatura de Cordel.
|
Pintura
|
Desenvolvimento
intelectual,por meio do ato de criação, emocional, social, perceptivo, físico
e estético, tendo como direcionamento a pintura como arte. Estudo teórico e
prático da linguagem pictórica. Utilização de técnicas tradicionais,
contemporâneas e experimentais das formas de pintura. Conhecimento e
apreciação de obras clássicas e contemporâneas de pintura.
|
Teatro/Práticas
Circenses
|
Promoção
por meio dos jogos teatrais de processos de socialização e criatividade,
desenvolvendo nos estudantes a capacidade de comunicação pelo corpo em
processos de reconhecimentos em práticas coletivas.
|
Esporte e Lazer
|
|
Atletismo;
Badminton;
Basquete;
Futebol;
Futsal;
Handebol;
Natação;
Tênis
de Campo;
Tênis
de Mesa;
Voleibol;
Vôlei
de Praia;
Capoeira;
Xadrez
Tradicional e Xadrez Virtual;
Judô,
Karatê,
Luta
Olímpica;
Taekwondo;
Ginástica
Rítmica.
|
Desenvolvimento
de atividades baseadas em práticas corporais, lúdicas e esportivas,
enfatizando o resgate da cultura local, bem como o fortalecimento da
diversidade cultural. As vivências trabalhadas na perspectiva do esporte
educacional devem ser voltadas para o desenvolvimento integral do estudante,
atribuindo significado às práticas desenvolvidas com criticidade e
criatividade. O acesso à prática esportiva por meio de ações planejadas,
inclusivas e lúdicas visa incorporá-la ao modo de vida cotidiano.
|
ANEXO
III
QUADRO
DE VAGAS PARA O TRABALHO VOLUNTÁRIO
PROGRAMA
NOVO MAIS EDUCAÇÃO -PNME
Nº
|
ESCOLA
|
ATIVIDADE
ESPECÍFICA
|
NÍVEL/ENSINO
|
VAGAS
|
TURNO
DA ATIVIDADE
|
01
|
G.
E. JOSÉ RODRIGUES DE ALMEIDA
3
turmas
|
Acompanhamento
Pedagógico- Língua Portuguesa
|
ANOS
FINAIS
|
1
|
M
|
2
|
T
|
||||
Acompanhamento
Pedagógico- Matemática
|
ANOS
FINAIS
|
1
|
M
|
||
2
|
T
|
||||
Leitura
|
ANOS
FINAIS
|
1
|
M
|
||
2
|
T
|
||||
Futsal
|
ANOS
FINAIS
|
1
|
M
|
||
2
|
T
|
ANEXO IV
FICHA
DE INSCRIÇÃO
SELEÇÃO
DE MEDIADORES DE APRENDIZAGEM E FACILITADORES PARA ATUAÇÃO VOLUNTÁRIA NO PROGRAMA
NOVO MAIS EDUCAÇÃO -PNME
FICHA
DE INSCRIÇÃO Nº _____________
TIPO:
( ) MEDIADOR DE APRENDIZAGEM ( )
FACILITADOR
ESCOLA:
___________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
ATIVIDADE
ESPECÍFICA: ______________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
DADOS
PESSOAIS:
NOME:
_____________________________________________________________________________
R.
G. :_____________________________ ÓRGÃO EXPEDIDOR: _______ CPF:
__________________
ENDEREÇO
(Rua, nº, bairro): ___________________________________________________________
____________________________________________________CEP:
___________________-_______
CIDADE____________________________________
ESTADO: ________________________________
TELEFONE
FIXO: ( ) __________________________
CELULAR: ( ) __________________________
E-MAIL:_____________________________________________________________________________
COCAL - PI, ____/____/2019
_______________________________________________________________________________
Assinatura
do voluntário
__________________________________________
Assinatura
do responsável pela inscrição
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SELEÇÃO
DE MEDIADORES DE APRENDIZAGEM E FACILITADORES PARA ATUAÇÃO VOLUNTÁRIA NO
PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE COCAL - PI
COMPROVANTE
DE INSCRIÇÃO N° ______________
TIPO:
( ) MEDIADOR DE APRENDIZAGEM ( )
FACILITADOR
ESCOLA:
___________________________________________________________________________
ATIVIDADE
ESPECÍFICA: _____________________________________________________________
COCAL–PI, ____/____/2019
__________________________________________
Assinatura
do responsável pela inscrição
ANEXO
V
FORMULÁRIO
DE RECURSO
RECORRENTE
(NOME COMPLETO):
|
NÚMERO
DE INSCRIÇÃO:
|
RAZÕES
DE RECURSO:
Data:
__/__/2019
Assinatura
Recorrente:
|
Julgamento
do recurso pela Comissão (NÃO PREENCHER):
|
Fonte:
SEMED