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5/16/2019

Cocal | Chamada pública para seleção de Mediadores de Aprendizagem e Facilitadores




PREFEITURA MUNICIPAL DE COCAL – PI
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
 GRUPO ESCOLAR ZELINDA RIBEIRO TUPINAMBÁ
GRUPO ESCOLAR JOSÉ GONÇALO PEREIRA

EDITAL Nº 001/2019
CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE MEDIADORES DE APRENDIZAGEM E FACILITADORES PARA ATUAÇÃO VOLUNTÁRIA NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR ZELINDA RIBEIRO TUPINAMBÁ NA LOCALIDADE SEGUNDO CAMPO E DO GRUPO ESCOLAR JOSÉ GONÇALO PEREIRA NA LOCALIDADE AGROVILA JACARÉ DO MUNICÍPIO DE COCAL – PI.

A COORDENAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR ZELINDA RIBEIRO TUPINAMBÁ NA LOCALIDADE SEGUNDO CAMPO E DO GRUPO ESCOLAR JOSÉ GONÇALO PEREIRA NA LOCALIDADE AGROVILA JACARÉ DO MUNICÍPIO DE COCAL – PI torna público aos interessados que estarão abertas as inscrições para a seleção de Mediadores de Aprendizagem e Facilitadores para atuação voluntária junto ao Programa Novo Mais Educação para o período letivo de 2019, regendo-se pelas disposições legais aplicáveis e pelas instruções deste Edital.

1 – DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO
1.1.    O Programa Novo Mais Educação, instituído pela Portaria do Ministério da Educação nº 1.144, de 10 de outubro de 2016, observa as determinações da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – com relação ao desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

1.2.    O programa terá suas atividades executadas por intermédio de Mediadores de Aprendizagem e Facilitadores, as quais serão consideradas de natureza voluntária, na forma definida na Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998.
1.3.   Os Mediadores de Aprendizagem serão responsáveis pela realização das atividades de           acompanhamento pedagógico, devendo trabalhar de forma articulada com os professores da escola para promover a aprendizagem dos alunos nos componentes de Matemática e Língua Portuguesa, utilizando, preferencialmente, tecnologias e metodologias complementares às já́ empregadas pelos professores em suas turmas.
1.4. Os Facilitadores serão responsáveis pela realização das atividades complementares nos campos de Artes, Cultura, Esporte e Lazer.
1.5. O ressarcimento das despesas de transporte e alimentação dos voluntários será de responsabilidade dos conselhos escolares das escolas e ocorrerá da seguinte maneira:
1.5.1. Mediadores de Aprendizagem: R$ 225,00  com duração de 04 horas/semanal por turma;
1.5.2. Facilitadores: R$ 120,00 com duração de 02 horas e 20 minutos semanal por turma;
1.6. Cada voluntário poderá ser responsável por, no máximo, 04 turmas.
1.7. Os horários e locais das atividades serão definidas pela escola.

2.0 – DA INSCRIÇÃO PARA O CREDENCIAMENTO
2.1. A Inscrição do candidato será efetuada na sede da escola de concorrência, no período de 20 a 23 de maio de 2019 no horário de 8h às 11h e 14h às 17h.  
2.2   Não será cobrada taxa de inscrição.
2.3   No Ato da inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos:
- Ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo iv)
- Cópia dos seguintes documentos:
I – RG
II – CPF
III – Título de Eleitor
IV – Comprovante de Residência
V – Diploma que comprove a formação
VI – Documento comprobatório de experiência docente
3.0 – DA SELEÇÃO
3.1 – O processo seletivo será conduzido pela coordenação das escolas por meio de uma comissão formada por professores, técnicos e membros dos conselhos escolares aos quais é expressamente vedada a participação como candidato do processo seletivo que analisará as inscrições e os Perfis Profissionais dos candidatos.
3.2. A seleção ocorrerá em 02 (duas) etapas a seguir:
a) Análise da Ficha de Inscrição do candidato;
b) Análise do Perfil Profissional:
3.3 Temos como critério de organização para seleção dos Mediadores e Facilitadores:
Cursos
Pontuação
01
Ensino Superior Completo Pedagogia
04 pontos
02
Ensino Superior Cursando Pedagogia
03 pontos
03
Ensino Superior Completo na área da oficina de inscrição
05 pontos
04
Ensino Superior Cursando na área da oficina de inscrição
04 pontos
05
Ensino Médio na modalidade Magistério
01 ponto
06
Certificados de cursos ou oficinas relacionados a práticas pedagógicas com carga horária mínima de 20h
01 ponto para cada certificado
07
Experiência como docente
01 ponto por cada ano de experiência (sem  fração de semestre) ( máximo de quatro pontos).

3.4. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá, em hipótese alguma, alegar desconhecimento.
3.5. A falta de algum documento comprobatório exigido para a comprovação do currículo é de inteira responsabilidade do voluntário.
3.6. O resultado da chamada pública será divulgado no mural da escola, em ordem decrescente de pontos.
3.7. O voluntário poderá apresentar recurso para revisão de sua pontuação, com prazo de 01 dia útil após a divulgação do resultado parcial.
3.8. Os prazos, vagas e locais das atividades serão de acordo com os anexos deste edital.

4 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
4.1. Os voluntários deverão obedecer às determinações da legislação pertinente, em especial da Portaria do Ministério da Educação nº 1.144, de 10 de outubro de 2016, Resolução nº 5, de 25 de outubro de 2016, Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998.
4.2. É obrigatória a assinatura do Termo de Adesão e Compromisso do Voluntário.
4.3. Como se trata de trabalho voluntário, inexiste qualquer vínculo empregatício entre a escola e o voluntário.
4.4.Os voluntários devem ter disponibilidades para as Formações Continuadas com a Equipe de Secretaria Municipal de Educação durante a realização do Programa nas escolas.
4.5. Em caso de empate, será selecionado o voluntário que apresentar maior tempo de experiência profissional.
4.6.  Persistindo o empate será selecionado o que tiver maior idade.
4.7. Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação das escolas.

COCAL – PI, 15 de maio de 2019.

________________________________________________________________
CLEICIANE MACHADO DA SILVA
Coordenadora






ANEXO I
CRONOGRAMA DE ANÁLISE DE CURRÍCULO

Período
Etapa
Local
16/05/2019
Divulgação do edital
Mídia Local
         20 a 23/05/2019
Inscrições e entrega da documentação
Sede da escola de concorrência
29/05/2019
Divulgação do resultado
Sede da escola
30/05/2019
Prazo para recurso
Sede da escola
31/05/2019
Resultado final após recurso
Sede da escola


ANEXO II
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES VOLUNTÁRIAS

MEDIADORES DE APRENDIZAGEM
Atividades Específicas
Descrição
Acompanhamento da Língua Portuguesa
Instrumentalização metodológica para ampliação das oportunidades de aprendizado dos estudantes, com foco na aprendizagem do aluno em Língua Portuguesa e Matemática.
As atividades de acompanhamento pedagógico devem se valer de metodologias inovadoras e ter como foco a superação dos desafios apontados pela avaliação diagnóstica de cada aluno.
       Acompanhamento da Matemática


FACILITADORES
Atividades Específicas
Descrição

Cultura e Artes

Artesanato
1.          O artesanato enquanto manifestação popular permitirá a criação de objetos utilitários feitos manualmente. Partindo dos conhecimentos e saberes locais, a técnica deve ser percebida enquanto elemento cultural vivo nas comunidades, pois é passada de pai para filho. O artesão expressa em sua arte, uma espontaneidade ingênua, suas crenças, tradições e saberes, manifestando experiências e visão de mundo, a partir de suas produções artesanais concebidas na arte popular regional de determinado território.
Iniciação Musical/Banda/Canto Coral

Desenvolver a auto estima, a integração sociocultural, o trabalho em equipe e o civismo pela valorização, reconhecimento e recriação das culturas populares.
Cine clube
Produção e realização de sessões cinematográficas, desde a curadoria à divulgação (conteúdo e forma), técnicas de operação dos equipamentos e implementação de debate. Noções básicas de distribuição do equipamento no espaço destinado a ele, de modelos de sustentabilidade para a atividade de exibição não comercial e de direitos autorais e patrimoniais, além de cultura cinematográfica – história do cinema, linguagem, cidadania audiovisual.
Dança
Organização de danças coletivas (regionais, clássicas, circulares e contemporâneas) que permitam apropriação de espaços, ritmos e possibilidades de subjetivação de crianças, adolescentes e jovens. Diferentes estilos de dança e suas raízes culturais. Promoção da saúde e socialização por meio do movimento do corpo em dança.

Desenho
Introdução ao conhecimento teórico-prático da linguagem visual, do processo criativo e da criação de imagens. Experimentação do desenho como linguagem, comunicação e conhecimento. Percepção das formas. Desenho artístico. Composição, desenho de observação e de memória. Experimentações estéticas a partir do ato de desenhar. O Grafite, suas origens e estilos. Oferecimento de diferentes possibilidades de produção artística e/ou técnicas por meio do desenho. Desenvolvimento intelectual, por meio do ato de criação.
Educação Patrimonial
Promover ações educativas para a identificação de referências culturais e fortalecimento dos vínculos das comunidades com seu patrimônio cultural e natural, com a perspectiva de ampliar o entendimento sobre a diversidade cultural.
Escultura/Cerâmica
Desenvolvimento intelectual por meio do ato de criação, emocional, social, perceptivo e físico e experimentações estéticas a partir de práticas de escultura. Iniciação aos procedimentos de preparação e execução de uma obra escultórica como arte e introdução às principais questões da escultura contemporânea.
Leitura
Organização de Clubes de Leitura/ Produção Textual - Criação de grupo para prática de leitura em comum, partilhada, inclusive em voz alta e para várias pessoas ao mesmo tempo, compartilhando sentimentos, conhecimentos, interpretações e histórias de leitura. Construção de agenda para criação do grupo, difusão da ideia, escolha dos livros com atenção para a diversidade das temáticas, definição do nome do grupo, sessão de debate. Contos. Literatura de Cordel.
Pintura
Desenvolvimento intelectual,por meio do ato de criação, emocional, social, perceptivo, físico e estético, tendo como direcionamento a pintura como arte. Estudo teórico e prático da linguagem pictórica. Utilização de técnicas tradicionais, contemporâneas e experimentais das formas de pintura. Conhecimento e apreciação de obras clássicas e contemporâneas de pintura.
Teatro/Práticas Circenses
Promoção por meio dos jogos teatrais de processos de socialização e criatividade, desenvolvendo nos estudantes a capacidade de comunicação pelo corpo em processos de reconhecimentos em práticas coletivas.

                        Esporte e Lazer
Atletismo;
Badminton;
Basquete;
Futebol;
Futsal;
Handebol;
Natação;
Tênis de Campo;
Tênis de Mesa;
Voleibol;
Vôlei de Praia;
Capoeira;
Xadrez Tradicional e Xadrez Virtual;
Judô,
Karatê,
Luta Olímpica;
Taekwondo;
Ginástica Rítmica.

Desenvolvimento de atividades baseadas em práticas corporais, lúdicas e esportivas, enfatizando o resgate da cultura local, bem como o fortalecimento da diversidade cultural. As vivências trabalhadas na perspectiva do esporte educacional devem ser voltadas para o desenvolvimento integral do estudante, atribuindo significado às práticas desenvolvidas com criticidade e criatividade. O acesso à prática esportiva por meio de ações planejadas, inclusivas e lúdicas visa incorporá-la ao modo de vida cotidiano.


ANEXO III
QUADRO DE VAGAS PARA O TRABALHO VOLUNTÁRIO

PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO -PNME
ESCOLA
ATIVIDADE ESPECÍFICA
NÍVEL/ENSINO
VAGAS
TURNO DA ATIVIDADE
01
G. E. Zelinda Ribeiro Tupinambá
2 turmas
Acompanhamento Pedagógico- Língua Portuguesa
ANOS INICIAIS

2
M
Acompanhamento Pedagógico- Matemática
ANOS INICIAIS
2
M
Leitura
ANOS INICIAIS
2
M
02
G. E. José Gonçalo Pereira
3 turmas
Acompanhamento Pedagógico- Língua Portuguesa
ANOS INICIAIS
2
T
ANOS FINAIS
1
M
Acompanhamento Pedagógico- Matemática
ANOS INICIAIS
2
T
ANOS FINAIS
1
M
Recreação
ANOS INICIAIS
ANOS FINAIS
2
T
1
T
1
T
Futsal
ANOS INICIAIS

2
T
1
M



























 ANEXO IV
FICHA DE INSCRIÇÃO
SELEÇÃO DE MEDIADORES DE APRENDIZAGEM E FACILITADORES PARA ATUAÇÃO VOLUNTÁRIA NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO -PNME
FICHA DE INSCRIÇÃO Nº _____________
TIPO: (   ) MEDIADOR DE APRENDIZAGEM  (   ) FACILITADOR
ESCOLA: ___________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
ATIVIDADE ESPECÍFICA: ______________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
DADOS PESSOAIS:
NOME: _____________________________________________________________________________
R. G. :_____________________________ ÓRGÃO EXPEDIDOR: _______ CPF: __________________
ENDEREÇO (Rua, nº, bairro): ___________________________________________________________
____________________________________________________CEP: ___________________-_______
CIDADE____________________________________ ESTADO: ________________________________
TELEFONE FIXO: (   ) __________________________ CELULAR: (   ) __________________________
E-MAIL:_____________________________________________________________________________

                                                                                                       COCAL - PI, ____/____/2019
_______________________________________________________________________________
Assinatura do voluntário


__________________________________________
Assinatura do responsável pela inscrição
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SELEÇÃO DE MEDIADORES DE APRENDIZAGEM E FACILITADORES PARA ATUAÇÃO VOLUNTÁRIA NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE COCAL - PI
COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO N° ______________
TIPO: (   ) MEDIADOR DE APRENDIZAGEM  (   ) FACILITADOR
ESCOLA: ___________________________________________________________________________
ATIVIDADE ESPECÍFICA: _____________________________________________________________
                                                                                                               COCAL–PI, ____/____/2019

__________________________________________
Assinatura do responsável pela inscrição



ANEXO V
FORMULÁRIO DE RECURSO

RECORRENTE (NOME COMPLETO):

NÚMERO DE INSCRIÇÃO:
RAZÕES DE RECURSO:








Data: __/__/2019
Assinatura Recorrente:

Julgamento do recurso pela Comissão (NÃO PREENCHER):