PREFEITURA MUNICIPAL
DE COCAL – PI
SECRETARIA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO
GRUPO ESCOLAR ZELINDA RIBEIRO TUPINAMBÁ
GRUPO ESCOLAR JOSÉ
GONÇALO PEREIRA
EDITAL Nº
001/2019
CHAMADA
PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE MEDIADORES DE APRENDIZAGEM E FACILITADORES PARA ATUAÇÃO
VOLUNTÁRIA NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR ZELINDA RIBEIRO
TUPINAMBÁ NA LOCALIDADE SEGUNDO CAMPO E DO GRUPO ESCOLAR JOSÉ GONÇALO PEREIRA
NA LOCALIDADE AGROVILA JACARÉ DO MUNICÍPIO DE COCAL – PI.
A
COORDENAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR ZELINDA RIBEIRO TUPINAMBÁ NA LOCALIDADE SEGUNDO
CAMPO E DO GRUPO ESCOLAR JOSÉ GONÇALO PEREIRA NA LOCALIDADE AGROVILA JACARÉ DO
MUNICÍPIO DE COCAL – PI torna público aos interessados que estarão abertas
as inscrições para a seleção de Mediadores
de Aprendizagem e Facilitadores para atuação voluntária junto ao Programa Novo Mais
Educação para o período letivo de 2019, regendo-se pelas disposições
legais aplicáveis e pelas instruções deste Edital.
1 – DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO
1.1.
O Programa Novo Mais Educação, instituído pela
Portaria do Ministério da Educação nº 1.144, de 10 de outubro de 2016, observa
as determinações da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – Lei nº 9.394, de 20 de
dezembro de 1996 – com relação ao desenvolvimento da capacidade de aprender,
tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
1.2.
O programa terá suas atividades executadas por
intermédio de Mediadores de Aprendizagem e Facilitadores, as quais serão
consideradas de natureza voluntária, na forma definida na Lei nº 9.608, de 18 de
fevereiro de 1998.
1.3. Os
Mediadores de Aprendizagem serão responsáveis pela realização das atividades de
acompanhamento pedagógico,
devendo trabalhar de forma articulada com os professores da escola para
promover a aprendizagem dos alunos nos componentes de Matemática e Língua
Portuguesa, utilizando, preferencialmente, tecnologias e metodologias
complementares às já́ empregadas pelos professores em suas turmas.
1.4. Os Facilitadores serão responsáveis pela
realização das atividades complementares nos campos de Artes, Cultura, Esporte
e Lazer.
1.5. O ressarcimento das despesas de transporte e
alimentação dos voluntários será de responsabilidade dos conselhos escolares das
escolas e ocorrerá da seguinte maneira:
1.5.1. Mediadores de Aprendizagem: R$ 225,00 com duração de 04 horas/semanal por turma;
1.5.2. Facilitadores: R$ 120,00 com duração de 02
horas e 20 minutos semanal por turma;
1.6. Cada voluntário poderá ser responsável por, no
máximo, 04 turmas.
1.7. Os horários e locais das atividades serão
definidas pela escola.
2.0
– DA INSCRIÇÃO PARA O CREDENCIAMENTO
2.1.
A Inscrição do candidato será
efetuada na sede da escola de concorrência, no período de 20 a 23 de maio de
2019 no horário de 8h às 11h e 14h às 17h.
2.2 Não será cobrada taxa de inscrição.
2.3 No Ato da inscrição o candidato deverá
entregar os seguintes documentos:
-
Ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo iv)
- Cópia dos seguintes
documentos:
I –
RG
II –
CPF
III
– Título de Eleitor
IV –
Comprovante de Residência
V –
Diploma que comprove a formação
VI –
Documento comprobatório de experiência docente
3.0 – DA SELEÇÃO
3.1
– O processo seletivo será conduzido pela coordenação das escolas por meio de
uma comissão formada por professores, técnicos e membros dos conselhos
escolares aos quais é expressamente vedada a participação como candidato do
processo seletivo que analisará as inscrições e os Perfis Profissionais dos
candidatos.
3.2.
A seleção ocorrerá em 02 (duas) etapas a seguir:
a) Análise da Ficha de Inscrição do
candidato;
b) Análise do Perfil Profissional:
3.3
Temos como critério de organização para seleção dos Mediadores e Facilitadores:
Nº
|
Cursos
|
Pontuação
|
01
|
Ensino Superior Completo Pedagogia
|
04 pontos
|
02
|
Ensino Superior Cursando Pedagogia
|
03 pontos
|
03
|
Ensino Superior Completo na área da oficina
de inscrição
|
05 pontos
|
04
|
Ensino Superior Cursando na área da oficina
de inscrição
|
04 pontos
|
05
|
Ensino Médio na modalidade Magistério
|
01 ponto
|
06
|
Certificados de cursos ou oficinas
relacionados a práticas pedagógicas com carga horária mínima de 20h
|
01 ponto para cada certificado
|
07
|
Experiência como
docente
|
01 ponto por cada ano de experiência
(sem fração de semestre) ( máximo de
quatro pontos).
|
3.4. A inscrição do candidato implicará o
conhecimento e a aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital,
em relação às quais não poderá, em hipótese alguma, alegar desconhecimento.
3.5. A falta de algum documento comprobatório
exigido para a comprovação do currículo é de inteira responsabilidade do voluntário.
3.6. O resultado da chamada pública será divulgado no
mural da escola, em ordem decrescente de pontos.
3.7. O voluntário poderá apresentar recurso para
revisão de sua pontuação, com prazo de 01 dia útil após a divulgação do
resultado parcial.
3.8. Os prazos, vagas e locais das atividades serão de acordo com os
anexos deste edital.
4 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
4.1. Os voluntários deverão obedecer às
determinações da legislação pertinente, em especial da Portaria do Ministério
da Educação nº 1.144, de 10 de outubro de 2016, Resolução nº 5, de 25 de
outubro de 2016, Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – Lei nº 9.394, de 20 de
dezembro de 1996 e Lei nº 9.608, de
18 de fevereiro de 1998.
4.2. É obrigatória a assinatura do Termo
de Adesão e Compromisso do Voluntário.
4.3. Como se trata de trabalho voluntário, inexiste
qualquer vínculo empregatício entre a escola e o voluntário.
4.4.Os voluntários devem ter
disponibilidades para as Formações
Continuadas com a Equipe de Secretaria Municipal de Educação durante a realização
do Programa nas escolas.
4.5.
Em caso de empate, será selecionado o voluntário que apresentar maior tempo de
experiência profissional.
4.6.
Persistindo o empate será selecionado o
que tiver maior idade.
4.7. Os casos omissos serão resolvidos pela
coordenação das escolas.
COCAL – PI, 15 de maio de 2019.
________________________________________________________________
CLEICIANE MACHADO DA SILVA
Coordenadora
ANEXO I
CRONOGRAMA
DE ANÁLISE DE CURRÍCULO
Período
|
Etapa
|
Local
|
16/05/2019
|
Divulgação do edital
|
Mídia Local
|
20 a 23/05/2019
|
Inscrições e entrega da documentação
|
Sede da escola de concorrência
|
29/05/2019
|
Divulgação do resultado
|
Sede da escola
|
30/05/2019
|
Prazo para recurso
|
Sede da escola
|
31/05/2019
|
Resultado final após recurso
|
Sede da escola
|
ANEXO II
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES VOLUNTÁRIAS
MEDIADORES DE APRENDIZAGEM
|
|
Atividades Específicas
|
Descrição
|
Acompanhamento da
Língua Portuguesa
|
Instrumentalização metodológica para ampliação das oportunidades
de aprendizado dos estudantes, com foco na aprendizagem do aluno em Língua
Portuguesa e Matemática.
As atividades de acompanhamento pedagógico devem se valer de
metodologias inovadoras e ter como foco a superação dos desafios apontados
pela avaliação diagnóstica de cada aluno.
|
Acompanhamento
da Matemática
|
FACILITADORES
|
|
Atividades Específicas
|
Descrição
|
Cultura e Artes
|
|
Artesanato
|
1.
O artesanato enquanto manifestação popular permitirá
a criação de objetos utilitários feitos manualmente. Partindo dos
conhecimentos e saberes locais, a técnica deve ser percebida enquanto
elemento cultural vivo nas comunidades, pois é passada de pai para filho. O
artesão expressa em sua arte, uma espontaneidade ingênua, suas crenças,
tradições e saberes, manifestando experiências e visão de mundo, a partir de
suas produções artesanais concebidas na arte popular regional de determinado
território.
|
Iniciação Musical/Banda/Canto
Coral
|
Desenvolver a auto estima, a integração
sociocultural, o trabalho em equipe e o civismo pela valorização,
reconhecimento e recriação das culturas populares.
|
Cine clube
|
Produção e realização de sessões cinematográficas,
desde a curadoria à divulgação (conteúdo e forma), técnicas de operação dos
equipamentos e implementação de debate. Noções básicas de distribuição do
equipamento no espaço destinado a ele, de modelos de sustentabilidade para a
atividade de exibição não comercial e de direitos autorais e patrimoniais,
além de cultura cinematográfica – história do cinema, linguagem, cidadania
audiovisual.
|
Dança
|
Organização de danças coletivas (regionais,
clássicas, circulares e contemporâneas) que permitam apropriação de espaços,
ritmos e possibilidades de subjetivação de crianças, adolescentes e jovens.
Diferentes estilos de dança e suas raízes culturais. Promoção da saúde e
socialização por meio do movimento do corpo em dança.
|
Desenho
|
Introdução ao conhecimento teórico-prático da
linguagem visual, do processo criativo e da criação de imagens.
Experimentação do desenho como linguagem, comunicação e conhecimento.
Percepção das formas. Desenho artístico. Composição, desenho de observação e
de memória. Experimentações estéticas a partir do ato de desenhar. O Grafite,
suas origens e estilos. Oferecimento de diferentes possibilidades de produção
artística e/ou técnicas por meio do desenho. Desenvolvimento intelectual, por
meio do ato de criação.
|
Educação Patrimonial
|
Promover ações educativas para a identificação de
referências culturais e fortalecimento dos vínculos das comunidades com seu
patrimônio cultural e natural, com a perspectiva de ampliar o entendimento
sobre a diversidade cultural.
|
Escultura/Cerâmica
|
Desenvolvimento intelectual por meio do ato de criação,
emocional, social, perceptivo e físico e experimentações estéticas a partir
de práticas de escultura. Iniciação aos procedimentos de preparação e
execução de uma obra escultórica como arte e introdução às principais questões
da escultura contemporânea.
|
Leitura
|
Organização de Clubes de Leitura/ Produção Textual
- Criação de grupo para prática de leitura em comum, partilhada, inclusive em
voz alta e para várias pessoas ao mesmo tempo, compartilhando sentimentos,
conhecimentos, interpretações e histórias de leitura. Construção de agenda
para criação do grupo, difusão da ideia, escolha dos livros com atenção para
a diversidade das temáticas, definição do nome do grupo, sessão de debate.
Contos. Literatura de Cordel.
|
Pintura
|
Desenvolvimento intelectual,por meio do ato de
criação, emocional, social, perceptivo, físico e estético, tendo como
direcionamento a pintura como arte. Estudo teórico e prático da linguagem
pictórica. Utilização de técnicas tradicionais, contemporâneas e experimentais
das formas de pintura. Conhecimento e apreciação de obras clássicas e
contemporâneas de pintura.
|
Teatro/Práticas
Circenses
|
Promoção por meio dos jogos teatrais de processos
de socialização e criatividade, desenvolvendo nos estudantes a capacidade de
comunicação pelo corpo em processos de reconhecimentos em práticas coletivas.
|
Esporte e Lazer
|
|
Atletismo;
Badminton;
Basquete;
Futebol;
Futsal;
Handebol;
Natação;
Tênis de Campo;
Tênis de Mesa;
Voleibol;
Vôlei de Praia;
Capoeira;
Xadrez Tradicional e Xadrez
Virtual;
Judô,
Karatê,
Luta Olímpica;
Taekwondo;
Ginástica Rítmica.
|
Desenvolvimento de atividades baseadas em práticas
corporais, lúdicas e esportivas, enfatizando o resgate da cultura local, bem
como o fortalecimento da diversidade cultural. As vivências trabalhadas na
perspectiva do esporte educacional devem ser voltadas para o desenvolvimento
integral do estudante, atribuindo significado às práticas desenvolvidas com
criticidade e criatividade. O acesso à prática esportiva por meio de ações
planejadas, inclusivas e lúdicas visa incorporá-la ao modo de vida cotidiano.
|
ANEXO III
QUADRO DE
VAGAS PARA O TRABALHO VOLUNTÁRIO
PROGRAMA
NOVO MAIS EDUCAÇÃO -PNME
Nº
|
ESCOLA
|
ATIVIDADE ESPECÍFICA
|
NÍVEL/ENSINO
|
VAGAS
|
TURNO DA ATIVIDADE
|
01
|
G. E. Zelinda Ribeiro Tupinambá
2 turmas
|
Acompanhamento
Pedagógico- Língua Portuguesa
|
ANOS INICIAIS
|
2
|
M
|
Acompanhamento
Pedagógico- Matemática
|
ANOS
INICIAIS
|
2
|
M
|
||
Leitura
|
ANOS
INICIAIS
|
2
|
M
|
||
02
|
G. E. José Gonçalo Pereira
3 turmas
|
Acompanhamento
Pedagógico- Língua Portuguesa
|
ANOS
INICIAIS
|
2
|
T
|
ANOS
FINAIS
|
1
|
M
|
|||
Acompanhamento
Pedagógico- Matemática
|
ANOS
INICIAIS
|
2
|
T
|
||
ANOS
FINAIS
|
1
|
M
|
|||
Recreação
|
ANOS
INICIAIS
ANOS
FINAIS
|
2
|
T
|
||
1
|
T
|
||||
1
|
T
|
||||
Futsal
|
ANOS
INICIAIS
|
2
|
T
|
||
1
|
M
|
ANEXO IV
FICHA DE
INSCRIÇÃO
SELEÇÃO
DE MEDIADORES DE APRENDIZAGEM E FACILITADORES PARA ATUAÇÃO VOLUNTÁRIA NO PROGRAMA
NOVO MAIS EDUCAÇÃO -PNME
FICHA DE INSCRIÇÃO Nº _____________
TIPO: ( ) MEDIADOR DE APRENDIZAGEM ( )
FACILITADOR
ESCOLA:
___________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
ATIVIDADE ESPECÍFICA:
______________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
DADOS PESSOAIS:
NOME:
_____________________________________________________________________________
R. G. :_____________________________ ÓRGÃO
EXPEDIDOR: _______ CPF: __________________
ENDEREÇO (Rua, nº, bairro):
___________________________________________________________
____________________________________________________CEP:
___________________-_______
CIDADE____________________________________ ESTADO:
________________________________
TELEFONE FIXO: (
) __________________________ CELULAR: (
) __________________________
E-MAIL:_____________________________________________________________________________
COCAL - PI, ____/____/2019
_______________________________________________________________________________
Assinatura do voluntário
__________________________________________
Assinatura do responsável pela inscrição
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SELEÇÃO
DE MEDIADORES DE APRENDIZAGEM E FACILITADORES PARA ATUAÇÃO VOLUNTÁRIA NO
PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE COCAL - PI
COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO N° ______________
TIPO: ( ) MEDIADOR DE APRENDIZAGEM ( )
FACILITADOR
ESCOLA:
___________________________________________________________________________
ATIVIDADE ESPECÍFICA:
_____________________________________________________________
COCAL–PI, ____/____/2019
__________________________________________
Assinatura do responsável pela inscrição
ANEXO V
FORMULÁRIO
DE RECURSO
RECORRENTE (NOME COMPLETO):
|
NÚMERO DE INSCRIÇÃO:
|
RAZÕES DE RECURSO:
Data: __/__/2019
Assinatura Recorrente:
|
Julgamento do recurso pela Comissão (NÃO
PREENCHER):
|