WWW.EVALDONERES.COM.BR

Translate

Pesquisar este blog

Postagens Recentes

9/19/2019

Tempo seco e quente demanda mais atenção e cuidados com doenças respiratórias e hidratação


O tempo seco, a baixa umidade do ar e a poeira costumam gerar problemas para a saúde de muitas pessoas. Segundo os médicos, os problemas respiratórios são os que mais costumam aumentar, sendo as doenças mais comuns as laringites, sinusites, pneumonias e crises de asma.

O doutor Eriverton Ferreira trabalha como otorrinolaringologista há 20 anos. De acordo com ele, doenças com maior número de registro com o tempo seco são as laringites e sinusites. A laringite é marcada pela tosse seca e dor de garganta, enquanto a sinusite tem como sintomas a secreção nasal, obstrução, dor facial e tosse. "O tempo seco faz com que o muco natural do nariz fique mais espesso, o que predispõe alterações na cavidade oral com mais facilidade. Inclusive, neste período também há aumento de casos de sangramentos de nariz decorrentes da baixa umidade e do calor. É preciso se prevenir”, explica o médico do Hapvida.

A recomendação é a hidratação constante, a umidificação do ambiente e o uso recorrente de soluções salinas fisiológicas, no caso do nariz. “A grande vantagem é que essas recomendações não causam efeitos colaterais e podem ser aplicadas enquanto o tempo estiver seco e até em tempos mais úmidos. Isso só beneficia o muco, o impermeabilizante natural da via respiratória”, acrescenta Eriverton.

Ainda segundo a otorrino, todos correm o risco de ter complicações devido ao tempo seco, mas crianças e idosos são o público mais frágil. “As crianças, por terem a via respiratória mais estreita, têm mais chances de serem afetadas”, ressalta.

Segundo Lílian Lopes, nutricionista do Hapvida, explica que a hidratação é fundamental para o bom funcionamento do corpo. “A água é fundamental para a vida. Hoje a recomendação é a ingestão de 2 litros de água por dia, aumentando para 3 litros nesse período de B-R-O Bró. A água mantém o funcionamento dos órgãos, a temperatura e o funcionamento do como um todo. Mas além da água, frutas e sucos são bem-vindos, sempre levando em consideração cada pessoa”, disse a nutricionista Lílian Lopes. 

Segundo Eriverton Ferreira, todo o aparelho respiratório é afetado com o tempo seco, e é preciso até se preocupar com a prática de exercícios físicos. "Se for praticar alguma atividade, procure um horário em que o sol não está tão quente", alerta.




Fonte: AI Comunicações