Nesta
semana, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passou a
notificar por carta 1,7 milhão de segurados que tiveram seus benefícios
revisados e que precisam fazer uma atualização de documentos. As informações são do Notícias Concurso.
O
beneficiário que não responder em 60 dias após receber a carta terá o pagamento
suspenso. Se após o fim do prazo o beneficiário passar 30 dias sem dar uma
resposta ao instituto, o benefício deixa de ser pago em definitivo.
Em
setembro, o INSS passou a emitir cartas de convocação, chamadas de “comunicado
de exigência”, aos beneficiários com algum tipo de dado cadastral
inconsistente. De acordo com o INSS, a revisão está relacionada a pendências
cadastrais.
Ainda,
segundo o INSS, todas as espécies de benefícios estão passando por essa
revisão.
O
INSS informa na carta que os segurados devem enviar cópia digitalizada de
alguns documentos do titular do benefício, do procurador ou representante
legal, pelo site ou aplicativo ‘Meu INSS’.
Confira
quais são dos documentos:
CPF,
RG, Certidão de nascimento ou casamento, Título de eleitor, Carteira de
trabalho e, no caso de pensão por morte, os documentos do segurado que faleceu
e dos dependentes também devem ser apresentados. O modelo da carta pode ser
consultado no site do INSS.