Idepi está prestes a concluir um dos trechos de estrada, mas morosidade do DER pode atrapalhar conjunto de obras prometidas no Pró Piauí.
Enquanto o Piauí segue para se tornar o maior destaque na produção nacional de soja,3 milhões de toneladas, o Idepi (Insituto de Desenvolvimento do Piauí) deve concluir um dos três trechos de asfaltamento prometidos pelo Governo, no entanto o pedaço de estrada de 26km corre o risco de levar nada a lugar nenhum, já que os demais trechos, mais antigos e de responsabilidade do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), não saem do papel. O trecho que está sendo construído pelo Idepi está orçado em R$ 19,5 milhões e começa a 16 km depois da cidade de Baixa Grande do Ribeiro, sentido Currais e leva até depois da sede da Bunge Alimentos, no quilômetro 43,36.
“Será um
trecho de estrada que vai ficar no meio da Serra sem ligação nenhuma com a
rodovia que é a chamada Rodovia da soja. O secretário de fazenda, que também é
coordenador do Pró Piauí, esteve no cerrado há um mês e apresentou um projeto
aí muito ambicioso. Ele prometeu um
conjunto de recuperações e de obras muito significativo e mostrou disposição
financeira para isso. Inclusive hoje a única obra que de fato está sendo tocada
no estado é com recurso estadual, que é uma obra PI-392 do segundo trecho que
foi licitado através do Idepi”, afirma Alzir Neto, presidente da Aprosoja Piauí
(Associação dos Produtores de Soja do Piauí).
Trechos de responsabilidade do DER são esperados desde 2013
A PI-392 passa pelas principais regiões produtoras; Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, contempla uma parte Santa Filomena, Bom Jesus, Currais e Palmeiras. Funcionando como grande cinturão, um grande anel, sendo um eixo central de leste-oeste, que liga a outra rodovia também de extrema importância para o escoamento de grãos do Piauí, que é Transcerrados, que é um eixo norte-sul.
Segundo
informa a entidade representativa dos produtores, desde 2013 as obras que são
da responsabilidade do DER são aguardadas. São dois trechos importantes, um
deles de apenas 16k m e que é o principal, cuja obra não anda. Neste trecho
houve uma retomada em setembro do ano passado com a construtora Terracon. O
valor da obra é de R$ 4,5 milhões.
Não é a primeira vez que produtores cobram agilidade
Em outubro
do ano passado a enxurrada destruiu i outro trecho da PI-392 que está sob
responsabilidade do DER. A estrada que vai de Currais a Bom Jesus ficou
completamente destruída e os produtores tiveram que realizar a recuperação para
poder receber os insumos e não prejudicar o plantio.
Diante da
morosidade do Departamento em recuperar o trecho que rompeu logo na primeira
chuva o Sindicato Rural de Bom Jesus adiantou a recuperação investindo cerca de
R$ 300 mil. Na época uma nota chegou a ser emitida pelo DER na qual o órgão
alegou ser de responsabilidade dos próprios produtores o rompimento da estrada.
A nota oficial do órgão foi rechaçada pelo Sindicato.
Segundo o
Departamento, as obras de asfaltamento - que interliga municípios de Currrais,
Bom Jesus e Baixa Grande do Ribeiro devem ser entregues totalmente pavimentadas
até o inicio do próximo ano através do Pro Piauí. Em meio a esta situação
também a manutenção dos demais trechos de estradas da região, que possui mais
de 500km de estradas interligando fazendas e cidades que necessitam de
infraestrutura, não está sendo realizada.
Segundo
Alzir Neto, diante de toda morosidade que o poder público vem demonstrando em
solucionar a questão de infraestrutura na região, o temor dos produtores é de
que o asfalto prometido se resuma aos
26km realizados pelo Idepi, que ficarão em cima da serra levando nada a coisa
nenhuma.
Fonte: AI
Comunicações