As eleitoras e os eleitores brasileiros têm até, amanhã, dia 4 de maio para emitir, transferir e regularizar o título de eleitor. Esse também é o prazo final para que pessoas travestis ou transexuais solicitem o uso no nome social no documento. Todas as operações podem ser feitas on-line pelo sistema Título Net, disponível na Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em Cocal, os serviços são oferecidos
de forma física, pelo Cartório Eleitoral de Cocal, acontecem das 7 horas da
manhã até as 13:30 de segunda a sexta-feira. Esse atendimento é realizado com
prioridade para atender a população que não têm acesso à internet.
O cartório também funciona de
forma virtual por meio de telefone e por WhatsApp (3362-1103 – telefone e
WhatsApp).
O Cartório Eleitoral de Cocal está
situado à Rua Olavo Bilac, 235, perto do Batalhão da Polícia Militar.
O cocalense também pode recorrer ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Agricultura Familiar (STTRAF). Lá, é ofertado o serviço de petição do primeiro Título Eleitoral e outros documentos para os filhos dos trabalhadores rurais que são associados no referido sindicato. Já para as pessoas do trabalho no campo, as quais não são filiadas, é necessário levar um documento que comprove sua atividade rural, como o Contrato de parceria ou comodato.
O STTRAF funciona à Av. Raimundo Alves Pereira, 225, no centro da cidade.
É importante lembrar que, após o processamento dos dados pela Justiça Eleitoral, não será enviada via impressa (o Título em papel) para a casa da eleitora ou eleitor. Este poderá baixar o aplicativo e-Título ou imprimir o documento pelo site do TSE.
Por Evaldo Neres