Paullo Brito e João Passos |
Recentemente, professor João Passos, recebeu um presente que fará parte do acervo do museu da cidade: um quadro de autoria do artista plástico maranhense, Paullo Brito.
Segundo João Passos, esse “mimo”:
“É um presente que engrandece o acervo de nossa Secretaria de Cultura. É um
grande presente, pincipalmente vindo das mãos de um artista renomado, que é o
Paullo Brito. Ele é do vizinho estado do Maranhão, está recentemente em Cocal, pois
tem uma ligação com famílias cocalenses e aproveitou para fazer uma visita ao
museu, ficou encantado e se disponibilizou a contribuir na área cultural,
doando um dos seus quadros.”
De acordo com o Catálogo de Artes da Galeria Floriano de Araújo Teixeira, Paullo Brito é natural de São Luís, onde iniciou nas artes ainda adolescente, de forma autodidata, participou de vários concursos e exposições de cartazes pelo SESC e exposições de quadros em ‘shoppings” da cidade. Ele tem trabalhos expostos na galeria Floriano de Araújo Teixeira, no Museu Histórico e Artístico, no Maranhão e tem agendada uma exposição de algumas de suas obras no Museu do Louvre em Paris (França).
Paullo Brito, nascido em São Luís (MA), em 07 de fevereiro de 1977, é autodidata e desde a infância a mostrou vocação artística, começando pelas revistas em quadrinhos, que ele comprava para reproduzir os desenhos em tamanho maior. Na época, ele deixava de brincar na hora do recreio para fazer desenhos dos troféus da escola e, por várias vezes, ajudava as professoras com os desenhos para decorar os corredores das salas de aula. Aos 15 anos, ingressou em cursos de letrista e cartazista (SENAC), participando do concurso de “O corpo em questão” (SESC). Participou da elaboração do layout das portas da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Cohafuma, em São Luís. Passou um longo período afastado da pintura, retomando às artes digitais e depois à pintura com exposição. Começou mais recentemente a pintar em placas de MDF e possui trabalhos comercializados fora do Brasil. Tem obra em “quilling” exposta na Associação dos Procuradores do Município de São Luís. Foi convidado para participar de exposição de arte contemporânea, tendo uma obra e trajetória publicada em livro a ser lançado no Carrousel du Louvre e tem agendada uma exposição de algumas de suas obras no Museu do Louvre em Paris (França). Deve participar também de exposição em Bruxelas (Bélgica), adiada em virtude da pandemia da COVID-19.
Confira, a seguir, alguns dos trabalhos de Paullo Brito.