WWW.EVALDONERES.COM.BR

Translate

Pesquisar este blog

Postagens Recentes

5/29/2023

Cocal: Prefeitura e SENAR ofertam curso de boas práticas e beneficiamento do mel para apicultores

 


Nesse sábado (27), a prefeitura de Cocal (PI) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Cooperativa FrutaMel, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, realizou curso de boas práticas e beneficiamento do mel, para apicultores da localidade Sossego, na zona rural. 



Na ocasião, sob orientação do instrutor em apicultura, Fábio Adriano, os participantes apenderam as normas e técnicas de limpeza e higienização adequadas do ambiente da casa de mel.

Segundo ele, a cooperação entre a prefeitura e o SENAR tem sido importantíssima para a profissionalização dos produtores de mel da região: “Esse apoio da prefeitura e SENAR é um elo perfeito, porque a gente tem encontrado, aqui em Cocal, apicultores interessados, querendo aprender, obter informações, principalmente, conhecimento para poder aplicar em seus apiários e em suas casas de mel, que estão bem estruturadas. Esse momento acontece para somar e aumentar a qualidade do mel, mantendo as normas de higiene do produto’, disse.

Recentemente, o prefeito de Cocal, Nonatinho do Sindicato, como forma de incentivo oferecido aos apicultores, entregou 03 (três) casas de mel para a extração de mel em comunidades distintas e estratégicas que ficam situadas entre os polos de produção do município:  uma no povoado Birindibinha, outra na comunidade Sossego e mais uma no Assentamento Saco de São Francisco. Cerca de 95 apicultores são beneficiados com esse investimento da prefeitura. 



As boas práticas de colheita e beneficiamento do mel são essenciais para garantir a qualidade e a segurança do produto final. 


Conheça algumas diretrizes importantes a serem seguidas:

- Colheita no momento adequado: a oportunidade ideal para colher o mel é quando a maior parte dos favos estiver completamente operculada, ou seja, quando as abelhas fecharam as células com uma fina camada de cera. Isso indica que o mel está maduro e pronto para ser coletado.

- Uso de equipamentos limpos: Certificar-se de que todos os equipamentos e utensílios utilizados na colheita e beneficiamento do mel estejam limpos e livres de contaminação. Isso inclui baldes, facas, escovas, roupas de proteção, entre outros.

- Higiene pessoal: Lavar bem as mãos antes de manusear o mel ou entrar em contato com as colmeias, utilizando luvas e máscaras quando necessário para evitar a contaminação. 











Por Evaldo Neres
Ascom/Prefeitura de Cocal