10/19/2023

Cocal: Ações do Outubro Rosa seguem a todo vapor

 


A Prefeitura de Cocal, através da Secretaria de Saúde, neste mês, segue realizando atividades alusivas à Campanha Outubro Rosa, cujo objetivo é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. 



Nesta quarta-feira, a eMulti do município esteve presente na localidade Boíba, onde deu orientações de prevenção contra o câncer de mama para os moradores. 




Cerca de 50 (cinquenta) pessoas do grupo geração Saúde participaram do evento, o qual incluiu orientações de saúde a respeito da referida campanha, além de exercícios físicos e dança, ministrados pelos profissionais de educação física. 




A eMulti de Cocal já esteve nos grupos Santo Hilário, Condurú, São Pedro, Campestre, Juazeiro e Segundo Campo e atenderá, nos próximos dias, as comunidades Massalina, Olho d’Água, Frecheiras, Casa Joaquim Dade, Vidéu e Assentamento Jacaré.

 

O que é eMulti?

As Equipes Multiprofissionais (eMulti) são equipes compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento que atuam de maneira complementar e integrada às demais equipes Atenção Primária à Saúde (APS). Esta é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.

Trata-se da principal porta de entrada do SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS), devendo orientar-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade. 



Fotos e edição: Evaldo Neres