A informação consta do mais recente Boletim Infogripe, que examina as notificações da quarta semana de janeiro.
As regiões Norte e Nordeste continuam em alerta devido ao crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) relacionados à covid-19.
Ao menos 287 óbitos foram confirmados devido a vírus respiratórios, sendo 78,7% devido ao coronavírus.
O crescimento dos registros impacta principalmente os idosos nessas áreas.
Em contrapartida, algumas unidades federativas do Nordeste já iniciaram a diminuição dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, conforme elucida a pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Processamento de Dados Científicos da Fundação Oswaldo Cruz.
"No Ceará, onde se observou pela primeira vez um aumento dos casos graves de covid-19, já se percebe uma redução. Em alguns outros estados, como Maranhão, Rio Grande do Norte e Sergipe, também se observa uma diminuição da velocidade. Ademais, em Roraima, já começamos a notar um crescimento dos casos entre as crianças mais novas, de até dois anos.
Em Roraima, onde a prevalência da síndrome tem crescido entre crianças de até dois anos, não foi possível determinar o vírus que tem provocado esse aumento. O aviso é para a possibilidade de começar a temporada do vírus sincicial respiratório no estado.
Para aqueles que residem em áreas com crescimento de casos, a orientação é usar máscara em ambientes fechados e com grande concentração de pessoas. Ademais, é crucial manter-se vacinado contra a covid-19, que oferece proteção contra as formas mais severas e mortes causadas pela enfermidade.
Fonte: Portal O Ancorador