![]() |
Foto: CCOM |
Na última sexta-feira (21), uma comitiva da Secretaria de Segurança do Estado da Bahia esteve no Piauí para conhecer de perto as Unidades de Serviços Digitais implantadas pelo Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco. A visita teve como principal objetivo a troca de experiências sobre a modernização dos serviços de identificação e o projeto inovador de identificação neonatal, já em fase de implementação nas maternidades piauienses.
O modelo adotado pelo Piauí despertou interesse de diversos estados, especialmente pela possibilidade de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ainda na maternidade. O projeto pioneiro visa garantir a identidade segura do recém-nascido, além de prevenir possíveis trocas ou sequestros de bebês. A tecnologia utilizada permite a coleta de dados digitais desde os primeiros momentos de vida, tornando o processo mais seguro e ágil.
A diretora de Operações da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Governo da Bahia, Nilza Rios, destacou a importância da iniciativa: “É uma experiência riquíssima, que vamos levar como referência para o estado da Bahia”, destacou Nilza Rios, diretora de Operações da SAC do Governo da Bahia.
A comitiva também visitou a Unidade do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco na Casa da Mulher Brasileira, que oferece atendimento especializado para mulheres vítimas de violência. Essa unidade faz parte da estrutura das 146 Unidades de Serviços Digitais distribuídas em 127 municípios piauienses, reforçando o compromisso do estado com a modernização e a acessibilidade dos serviços públicos.
Segundo Marcelo Mascarenha, diretor do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, a visita representou uma oportunidade para fortalecer a colaboração entre os estados. “A troca de experiências é essencial para aprimorarmos o atendimento, sempre com foco na melhoria do atendimento ao cidadão”, destacou.
A iniciativa do Piauí na digitalização dos serviços de identificação segue sendo referência nacional, e a visita da comitiva baiana reforça o interesse de outros estados em replicar esse modelo inovador de prestação de serviços à população
Fonte: Cidade Verde